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[12/04/2007] OFICINA DE JOGOS dia 14/04/2007 - PÚBLICO ALVO: Profissionais, estudantes, pais, familiares e demais

oficina de jogos

Fonte: SER DOWN


Caros associados, pais e familiares, Lembramos que esta oficina destina-se a pessoas que atuam ou convivem com pessoas em idade de alfabetização, sendo que os conceitos são de aplicabilidade nas atividades do cotidiano. PÚBLICO ALVO ? Profissionais, estudantes, pais, familiares e demais profissionais da área de educação. OFICINA DE JOGOS JUSTIFICATIVA Com a complexidade do mundo contemporâneo, onde muitos pais não têm um ?tempo razoável? de brincar com as crianças, é necessário que a escola, que é um elemento de transformação da sociedade, contribua de maneira efetiva oportunizando a vivência e a valorização do jogar. Nessa perspectiva, a ação da escola deve ter como foco a criança, ser sócio-histórico, e trabalhar com ela no sentido de que sua integração na sociedade seja construtiva. Assim sendo, o trabalho do educador deve privilegiar o contexto sócio-econômico e cultural, reconhecendo as diferenças existentes entre as crianças, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico, assim como a construção e o acesso aos conhecimentos do mundo físico e social. Portanto, a escola deve instrumentalizar a criança para a construção de sua autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperação. Conseqüentemente é interessante a construção progressiva, na prática educacional, de estratégias metodológicas que respondam a essas necessidades. Dessa forma é que queremos situar o jogo como mais uma alternativa metodológica e para tal propomos esta oficina para que, através da análise e reflexão de diferentes tipos de jogos, possamos aproveitar esse recurso no âmbito da educação. PÚBLICO ALVO ? Profissionais, estudantes, pais, familiares e demais profissionais da área de educação. OBJETIVOS: Reconhecer a importância dos jogos/brincadeiras no desenvolvimento infantil Utilizar os jogos como um instrumento de mediação e superação de dificuldades de aprendizagem por professores,pais, familiares e demais mediadores. Identificar como e quando as funções cognitivas estão sendo potencializadas/desenvolvidas com a prática dos diferentes tipos de jogos CONTEÚDO: A contribuição dos referenciais teóricos de Piaget e Vygotsky na reflexão sobre o jogo A Experiência de Aprendizagem Mediada de Feuerstein na aplicação dos jogos Oficina de jogos: Quarto, Rummikub, Quatro Cores, Resta Um, Baralho, Senha, Torre de Hanói, Imagem e Ação, Organizadores, Problemas de Lógica, entre outros. DATA ? 14/04/2007 Sábado ? 8:00h às 12:00h e 13:30h às 17:30h / Carga horária:08:00 horas. LOCAL - SERDOWN ? Av. Otávio Mangabeira, 1683 - Edifício Multiempresarial N. S. da Luz, sala 401 ? Pituba (em frente ao Clube Português) Taxa ? Familiares e Estudantes ? R$ 50,00 ou 2 x R$30,00 Profissionais ? R$ 70,00 ou 2 x R$ 40,00 Mediadoras: Lúcia Regina Schaeppi - Pedagoga, Psicopedagoga, Trainer Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental, Mediadora da Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (LPAD) Maria das Graças Bastos ? Pedagoga, Psicopedagoga, Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental, Avaliação e Tratamento em Neuropsicologia dos Processos de Aprendizagem Informações e Inscrições: 71- 99795587 e 71- 33464796 (noite) - Lúcia 71- 81417116 (Graça)

 
 
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